Laboratórios


Os Laboratórios da Geotecnia (PEC/COPPE/UFRJ) estão instalados numa área de mais de 1000 m2. Modernas instalações e equipamentos encontram-se disponíveis, dentre estes destaca-se uma centrífuga geoténica tipo tambor, para modelagem física do comportamento de obras. Dispõe-se de um corpotécnico de elevada qualificação e bem equipadas oficinas mecânica e eletro-eletrônica, aptas a desenvolver equipamentos e instrumentos e dar manutenção. Estes laboratórios estão aptos a executar os mais diferentes estudos relacionados ao estudo de comportamento mecânico e físico-químico dos solos. Tem-se atuado numa ampla gama de assuntos, tais como: ensaios de solo in situ e em laboratório; instrumentação de obras; geotecnia ambiental; mecânica dos pavimentos; fundações; métodos numéricos; estabilidade de encostas e sistemas de contenção; aterros e barragens. Listam-se abaixo as facilidades disponíveis nos laboratórios:

Ensaios de Solos: caracterização (umidade, granulometria, sedimentação, densidade real dos grãos, LC, LL e LP), adensamento convencional e deformação constante; cisalhamento direto e por torção (ring shear); triaxiais (UU, CIU, CD, Kcte), permeabilidade e erodibilidade (pin hole test).

Química dos Solos e Geotecnia Ambiental: difração de raio-x, análise mineralógica; análise térmica (DTA, TG); análise química (absorção atômica, via úmida); microscopia de varredura e eletrônica; ensaios de difusão e dispersão.

Ensaios de Campo e Instrumentação; câmara de calibração; piezocone; inclinômetros (slope indicators); piezômetros elétricos, hidráulicos e pneumáticos; células de carga e de pressão; equipamentos para medição de deformação e vazão; sistema de aquisição de dados de campo; sistema de medição de sucção nos poros; ensaios em centrífuga geotécnica.

Desenvolvimernto de instrumentos e sistemas de dados: oficina mecânica e eletro-eletrônica; conversores analógico-digital; módulos de condicionamento de sinal; transdutores elétrico-eletrônicos.

Recursos de computação: microcomputadores tipo PC, impressoras e plotters; ligação em rede com IBM mainframe (para Internet, etc...); ligação em rede com computador de alta performance Cray.



Setor de Ensaios Geotécnicos Especiais

Setor de Ensaios Geotecnicos Especiais Setor de Ensaios Geotecnicos Especiais


Setor de Ensaios de Solos

Setor de Ensaios de Solos Setor de Ensaios de Solos
Setor de Ensaios de Solos Setor de Ensaios de Solos


Setor de Caracterização de Solos

Setor de Caracterizacao de Solos Setor de Caracterizacao de Solos


Setor de Geotecnia Ambiental

Setor de Geotecnia Ambiental


Setor de Química e Minerologia de Solos

Setor de Quimica e Minerologia de Solos Setor de Quimica e Minerologia de Solos


Setor de Modelagem Física

mini centrifuga e modelos 1G


Setor de Acondicionamento de Amostras

Setor de Camara de Calibracao